Está liberado em todo o Mato Grosso do Sul o uso de máscaras em locais fechados, a medida foi anunciada pelo governo do Estado, após reunião do Comitê do Programa Prosseguir e a equipe técnica da Secretaria de Saúde.O decreto tem dividido muitas opiniões. O uso da máscara nas escolas segue facultativo.
A diretora da escola Tic Tac Instituto Penrabel, Daniela Penrabel, revela que após uma reunião interna ficou decidido que ainda não seria a hora de retirar as máscaras para os professores e colaboradores, mas que ficaria a critério dos pais mandar os filhos ou não com o equipamento.
Professora da rede particular, Maria Helena De Souza, de 38 anos, é mãe da aluna Beatriz De Souza, de 10 anos, revela que se sente segura em mandar sua filha sem o equipamento, pois o ciclo vacinal está em dia. Maria Helena optou por continuar usando as máscaras e relata que acha que os casos podem vir a aumentar. “O cuidado tem que continuar”, diz a professora.

A aluna da escola estadual Ana Luísa Burigatto, de 16 anos, e a estudante da rede particular Kamilly Vitoria Marques, de 17anos, relatam que seus colegas não fazem o uso e que alguns professores por receio ainda fazem. “me sinto mais segura do que meses atrás, por conta da vacinação, mas ainda faço o uso de máscara por precaução” diz Ana Luísa.

Liberação
O uso de máscaras desde 2020 tem sido indispensável, porém foi liberado após o Estado ter registrado queda no número de casos de Covid, óbitos e internações hospitalares e por conta de aproximadamente 73,1% da população ter completado o esquema primário de vacinação, com duas doses.