
O poeta, escritor, músico, militar e professor Antônio Alves Guimarães, mais conhecido como Guimarães Rocha, é um dos mais importantes artistas do estado de Mato Grosso do Sul. Nasceu na cidade de Quixeramobim (CE), no dia 3 de julho de 1956, atualmente com 66 anos, reside na cidade de Campo Grande (MS), onde é muito reconhecido pelo seu trabalho, além de ser membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras desde 2002, onde ocupa a 4ª cadeira (ocupada anteriormente por Rubens de Castro).
Filho de José do Nascimento Guimarães e Antonia Denise Guimarães, é casado com dona Rosa, e pai de quatro filhos: Ludmila, Ludhiana, Lucas e Paulo. Ao longo de sua carreira exerceu o cargo de diretor administrativo da policlínica da Polícia Militar, foi comandante da PM em Rio Brilhante em um período de eleição, e diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) por mais de cinco anos.
É autor de mais de 30 livros, dentre os principais estão “Geração Iludida”, “O Policial e o Poeta”, “Virtudes” e “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”. Desde garoto gosta de ouvir músicas de cantores famosos como Luiz Gonzaga, Raul Seixas, Belchior, Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, entre outros, por isso, afirma que sempre sentiu a necessidade de unir seus poemas com músicas.
Sobre a obra “O Policial e o Poeta” é um livro que virou referência quando publicado, pois contém muitas facetas e mostra verdadeiramente a ação humana do policial. Por outro lado, o autor também critica o fato de muitos não conhecerem obras como esta: “A literatura é exatamente para mostrar pluralidade literária e cultural dos nossos escritores, cada um tem o seu valor de acordo com aquilo que escreve, e nós (brasileiros) somos de uma sociedade que desconhece os seus escritores, infelizmente é uma realidade”. Teve um encontro com Raul Seixas no escritório de Paulo Coelho, em 1981, quando este resolveu fazer o prefácio de seu livro “Geração Iludida”. Foi um dos livros que mais vendeu nos últimos anos, e está na 3ª edição, ficando esgotado rapidamente. Um de seus desejos é reeditar todos os seus livros lançados até o momento, para disponibilizá-los publicamente.
Atualmente, luta para conseguir abrir a chamada “Noite da Poesia” nas escolas públicas de todo o estado, este evento é realizado sempre no aniversário de cada cidade, com o objetivo de debater a importância da poesia escrita e falada: “Para se gostar de poesia tem que viver a poesia, tem que aprender a gostar da poesia, tem que conhecer. Conhecendo, você vai dizer: “Olha, eu gostei mais deste estilo ou daquele outro estilo’. Mas se não conhece nenhum estilo, tanto faz”.
DEPOIMENTOS DE OUTROS ESCRITORES E PESSOAS PRÓXIMAS:
Não há como dissociar a arte de seu autor, pelas óbvias posturas e qualidades, força e valores que refletem as atitudes e as magnas artes do seu criador. Guimarães Rocha é sinônimo, não apenas de engenho artístico, mas, sobretudo, de motivação para aqueles que estão se iniciando, quanto aos “veteranos”, nas lides das letras. Em se tratando de litercultura, domina os divinos dons quanto às escritas e declamações; improvisos arrebatadores e empolgação nas palestras, eis que, com desenvoltura e ímpar carisma, prende a atenção dos espectadores. E Guimarães Rocha possui o que há de valor na honra, autoridade e nobreza que faz a diferença. Suas obras não são somente para conferir mas ler, apreciar, aprender e apreender, ele vale a pena.
Adelaido dos Anjos (Escritor; poeta; professor; jornalista (MTE – 11/01) e membro da União Brasileira de Escritores (UBE/MS).
Ser filha do Guimarães é muito bom, ele é um pai muito amoroso, muito dedicado. Ele gosta muito de música popular brasileira, por isso, durante a minha infância e a dos meus irmãos, ele ouvia músicas de Toquinho, Vinicius de Moraes, etc, e sempre gostava que a gente (os filhos) ouvisse e lesse livros, para termos envolvimento com a cultura desde pequenos. A obra que eu acho mais reconhecida é a do Coronel Adib, já que ele era um ícone do nosso estado, da Polícia Militar, e ela (obra) veio juntar as duas profissões de meu pai, a poesia e a PM. Uma qualidade dele é ser muito determinado, não desiste, corre atrás do que ele quer, mesmo com muitas adversidades.
Ludmila Guimarães – Filha (Jornalista)