Esmeraldo Pereira Nonato acorda às 4h da manhã todos os dias, conhecido como “Pintinho” por ser franzino, ele tem 1,70m e pesa em média 55 kg. Essa é a rotina que mantém há mais de 20 anos como motorista de ônibus coletivo em Campo Grande (MS), especificamente na linha 222, que liga o terminal General Osório à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Os passageiros já conhecem bem “Pintinho”, cujo sorriso constante, educação e gentileza são inconfundíveis. Ele poderia ser conhecido como o “motorista sorriso”.

Natural de Rochedo – MS, Esmeraldo tem 54 anos e foi criado na roça, como gosta de dizer. Teve uma infância humilde nos ranchos da região, em uma família com nove irmãos. Sempre viu em seus pais Pedro Nonato e Andrelina Nonato como inspiração, pois, apesar da vida simples, eles baseavam a educação nos valores familiares. Esses princípios são algo que “pintinho” leva consigo e aplica na criação de seus filhos, que teve com sua esposa Ruth Vargas França Nonato.


Ele tem três filhos: Vitor França, Eloany Vitoria e Angelo Thiago, de quem se orgulha muito. A filha do meio, Eloany, vai ingressar na faculdade de direito no próximo semestre, cujas mensalidades “pintinho” irá pagar com seu trabalho como motorista. “Tenho certeza de que estou fazendo um sacrifício agora, mas sei que lá na frente tudo vai valer a pena. É o sonho da minha filha; faço tudo por ela”, afirma.


Quem vê Esmeraldo todos os dias na rotina de vai e vem levando e trazendo, em sua maioria, alunos com sonhos na bagagem, não imagina o que ele já passou na vida. Na adolescência, começou a trabalhar como colhedor de capim-colonião, usado como alimento para o gado. Acordava todos os dias de madrugada, levava sua marmita e voltava ao raiar do sol.

Esmeraldo trocou o campo pela cidade assim que se casou, em busca de novas oportunidades. E, para quem pensa que ele não tem sonhos para o futuro, ele revela: após a aposentadoria, planeja juntar dinheiro e comprar um rancho para viver livremente, escutando os assobios dos pássaros e o cantar do galo o acordando todas as manhãs.

Menderson Freitas, funcionário da UCDB que pega o ônibus 222 todos os dias, fala com orgulho da amizade que tem com “pintinho”: “Ele é uma pessoa muito boa, sempre sorridente e alegre. Não tem dia ruim para ele, é só alegria, sempre contando suas histórias de vida”.

Texto e fotos: Welyson Lucas