Evento destinado aos alunos do curso de Jornalismo da Católica volta em mais um ano com oficinas e conhecimento

Neste ano, o tema do 72 Horas de Jornalismo é Jornalismo Digital e os estudantes do curso de Jornalismo puderam conhecer, no primeiro dia, a rotina do jornal Midiamax e  da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campo Grande. 

No Midiamax, os alunos puderam acompanhar a manhã de trabalho dos profissionais no veículo, vendo de perto a gravação e transmissão dos programas TV para os canais e redes sociais, o trabalho na redação e mídias sociais além de poder acompanhar os repórteres na rua, como foi o caso da acadêmica Amanda Vitória, de 19 anos. 

A estudante conta que gostou muito da experiência pois pode conhecer um pouco da rotina de um repórter de rua e a correria por trás das reportagens. “O repórter de rua tem que ficar ligado 24h, prestar atenção no que está acontecendo em volta dele o tempo todo, porque se algum factual estiver acontecendo ele tem que parar tudo o que está fazendo e focar naquilo.” contou a acadêmica.

Amanda ainda agradeceu pela oportunidade proporcionada pelo 72h de conhecer a rotina dos profissionais e poder aprender com esses momentos em que esteve nos veículos.

A jornalista Aliny Mary recebeu e acompanhou alguns dos acadêmicos na visita ao veículo. Aliny explicou sobre o trabalho realizado no jornal e sua experiência ao trabalhar no Midiamax. Além disso, a jornalista, e egressa de jornalismo pela UCDB, falou sobre a importância do 72h de jornalismo para os acadêmicos. 

“Para nós, que já estamos no mercado de trabalho, é muito bacana ver o interesse dos futuros profissionais em acompanhar nossa rotina. Para a gente é muito legal porque a gente acredita que os acadêmicos podem, assim que se formar, ter essa experiência no jornal e voltar para cá como profissionais formados”, comentou Aliny.

O acadêmico do 4º semestre, Abner Veiga, falou um pouco sobre o que aprendeu no primeiro dia de evento. “Durante a nossa visita ao Midiamax eu percebi que eles trabalham com várias vertentes e não somente com o site como a maioria das pessoas acham. Eu tive a experiência de sair com uma repórter para uma coletiva na casa da mulher brasileira e pude perceber que eles trabalham em conjunto, enquanto ela fica captando áudio e imagem ela encaminha para a redação que produz as matérias do site em tempo real”.

Acadêmicos acompanharam a equipe do Midiamax, na coletiva de 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, na Casa da Mulher Brasileira.

O 72h de jornalismo segue nos 21 a 23 de novembro. Os acadêmicos produziram conteúdos para site e mídias sociais, além de fotos e vídeos. Acompanhe o evento pelo nosso site e pelas redes sociais do curso @ojornalismoucdb.