2 milhões de jovens menores de 18 anos devem votar pela primeira vez nas eleições de 2022.
A Constituição Federal, de 1988, estabeleceu o voto facultativo para jovens menores de 18 anos no Brasil. Atualmente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores desta faixa etária somam 958.339 pessoas do sexo masculino e 1.158.442 do sexo feminino.
Ao todo, são 2.116.781 jovens de 16 e 17 anos , que vão votar pela primeira vez em 2022. Entre eles está o estudante Fernando do Vale Vieira, 17 anos, que pretende votar, mesmo não sendo obrigado: “Quero exercer minha cidadania através do voto”.
Em relação aos jovens de 18 anos, o TSE contabilizou 1,2 milhões de pessoas, que estão na condição de voto obrigatório. Este é o caso da estudante Mariana Scaramussa, de 18 anos, que tem grande expectativa em votar pela primeira vez. “Espero ter muita sabedoria para votar em um candidato que vai fazer alguma melhoria para o país. Essa é minha expectativa maior”.

A universitária ressalta também que é muito importante os jovens participarem das eleições para aprender a defender seus direitos e a democracia, além de tomar uma posição que vai afetar o futuro do país. Mariana fala que ainda não definiu seus candidatos e que precisa analisar com calma as propostas de governo Para ela, o mais importante é escolher alguém que defenda a educação.

Outra jovem que irá votar pela primeira vez é Mariana Ajala, de 18 anos. A estudante conta que está feliz em participar dessas eleições. Ela acredita que essa eleição vai fazer muita diferença para o país. “Eu ainda não decidi todos os candidatos, mas alguns já tenho em mente sim. Gosto de analisar todos os projetos que esses candidatos têm oferecer”.