As redes sociais têm crescido bastante durante os últimos anos, entre elas o TikTok, que vem ganhando cada vez mais visibilidade. Os criadores de conteúdo do aplicativo vêm sendo reconhecidos em grande proporção, em pouco tempo.
A brasileira Vanessa Lopes, de 20 anos, nascida em Recife, é uma das mais seguidas no país. Em um ano a jovem conseguiu mais de 15 milhões de seguidores, alcançando atualmente o total de 22,2 milhões. Vanessa é conhecida sobretudo por seus vídeos de danças e com isso se tornou um dos principais nomes da plataforma.
O grande ‘’boom’’ de Vanessa aconteceu durante a pandemia, que além dos milhões de seguidores na plataforma de vídeos curtos, acumula também 11 milhões no Instagram e mais de 1,5 milhão inscritos no YouTube.
A dançarina comentou que começou a produzir vídeos há mais de dois anos, e acrescenta que não esperava tanta repercussão. Ela se orgulha das suas conquistas, além do grande número de seguidores, sua independência financeira.
“Uma das minhas maiores conquistas foi ter a minha independência financeira. Hoje não dependo da minha família e isso é muito bom”, disse a influencer.
Durante a entrevista, Vanessa disse que era bastante julgada no início da carreira. “Quando comecei, na minha cidade e até mesmo no meu círculo de convivência, sempre acontecia de me julgarem e falaram que eu não ia dar em nada com as danças…Mas olha no que deu!”


Outro tiktoker bastante conhecido é o Diego Cruz, de 27 anos, atualmente com 7,4 milhões de seguidores. Ele é ator e cantor, no aplicativo é conhecido pela sua interpretação, principalmente com imitações de professoras e mães, além de encenar cenas clichês de filmes, séries e situações cotidianas.
O jovem conta que começou a se dedicar aos vídeos em 2020 durante a pandemia, e desde então se mantém ativo nas criações. “Foi o momento que eu pensei em me reconectar com a arte, com o que eu gosto de fazer. Tirei a primeira semana para descansar e depois comecei a pesquisar o TikTok e pensei que seria uma boa ideia. Primeiro, eu quis aprender sobre a plataforma, somente em agosto comecei a produzir conteúdo e não parei mais”.
Ele ainda diz que muitos dos vídeos tem conexão com sua vida. “Comecei fazendo coisas mais gerais, sobre o dia a dia, inspiradas na minha mãe e nos meus amigos. Mas sempre fui muito nostálgico, sempre vi muito filme e já fazia um tempo que eu tentava encaixar esse tipo de conteúdo de alguma maneira”, complementa.


TikTok
O TikTok é uma rede social de vídeos curtos com diversos conteúdos, como dança, comédia, culinária, carro, dicas de tudo que se deseja, entre outros, essas produções costumam prender a atenção do público.
Segundo a pesquisa do site Nikkei, em 2021 o TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo, superando o Facebook. Contudo, dados revelam que ainda em abril de 2022 o aplicativo continua na liderança de aplicativos instalados. O principal indicativo para essa expansão seria o isolamento social, recorrente a pandemia da Covid-19.

Equipe
Reportagem: Inez Nazira
Produção: Inara Ramos
Direção de arte: Judson Marinho e Geniffer Rafaela
Criação do vídeo: Luiz Flávio
Acompanhe mais sobre esses fenômenos do TikTok pelo nosso Instagram do Jornalismo UCDB