
Filme de romance não exagerado, “A proposta” apresenta uma temática agradável sobre a estrutura de laços que duas pessoas podem construir durante uma ‘fria’. A editora de livros, Margaret Tate (Sandra Bullock), é definida pelos funcionários como uma chefe amargurada e extremamente insuportável, porém que está com risco de ser deportada para seu país de origem, o Canadá.
A vida de Margaret é também mostrada como solitária, pensando apenas no trabalho e não tendo tempo para ter vida social. A sua carreira se vê ameaçada por esse risco e então decide tomar uma decisão inusitada. Seu assistente executivo, Andrew Paxton (Ryan Reynolds), o jovem adulto que tem o sonho de ter seu livro publicado, é metido nessa fria após Margaret afirmar aos proprietários da empresa editorial que se casaria com ele e arrumaria os papéis da cidadania americana.
Essa notícia pegou Andrew de surpresa, uma vez que o único relacionamento que tinha com sua chefe era trabalho, apenas. O juiz, que vai oficializar o casamento dos dois, ficou desconfiado com o pedido de abertura do processo de casamento e começou a investigar a vida deles. Assim, nessa decisão, ambos pretendem ganhar vantagens um em cima do outro, mas não contam que nesse tempo de precisar fingir ser um casal, nasceria sentimento.

A editora vai passar um fim de semana na casa da família do rapaz, que mora no Alasca, para um conhecer o outro. O romance se torna leve, engraçado e possui a essência que só Sandra Bullock e Ryan Reynolds conseguem entregar.
Anne Fletcher, a diretora do filme, é uma romântica brilhante que consegue juntar casais improváveis em suas obras: como uma mulher e um homem que se odeiam e precisam passar tempo juntos, até perceberem que estão apaixonados. Anne tem 56 anos e além de ser diretora, também atua como dançarina, atriz e coreógrafa. “A proposta” foi um grande sucesso, em 2009, indicado a 27 prêmios, ganhando sete ao total. A diretora acertou as medidas de humor, romance e família. Sem dúvidas, de todos os filmes que Anne fez, como “Vestidas para Casar” e “Belas e Perseguidas”, fez sucesso, agradando o ácido gosto de Hollywood, mas “A proposta” virou um clássico dos filmes de romance.
Logo quando vi o filme, pela primeira vez, sabia que seria um dos meus favoritos. Sandra Bullock é a atriz que se encaixar em qualquer cenário ou personagem de forma impecável. Já Ryan Reynolds consegue sempre ser o cara engraçado, bonito e simpático que conquista o coração de todos. A dupla, tanto quanto improvável, mostra aos telespectadores que não brinca em serviço na hora de atuar e que pode sim combinar um com o outro. Esse filme conseguiu ter cinco estrelas, apesar de faltar uma pitada de emoção, mas isso varia de acordo com o gosto. É o filme perfeito para assistir antes de dormir ou com a família.
