
Maristela Sordi, empreendedora de sucesso em Campo Grande (MS), dona da maior rede de salões do Estado, o Morena Mulher, nasceu em Sarandi, no Rio Grande do Sul. A empreendedora começou a vida no trabalho logo cedo e, aos 12 anos, já ajudava o pai, que tinha uma sapataria; chegou até a ter carteira assinada em outro local onde também prestou serviço. Aos 10 anos de idade, seu pai, Laurindo Sordi, resolveu se mudar com a família para tentar novas oportunidades e conhecer as terras de Mato Grosso do Sul que, até então, ainda era o estado de Mato Grosso.
Com o passar dos anos, a jovem Maristela continuou em Campo Grande e concluiu os estudos na cidade em que reside até hoje. Tempos depois de chegar à Capital trabalhou em comércios e indústrias, se casou, teve dois filhos e se divorciou. Nesse meio tempo Maristela foi demitida de seu emprego em uma multinacional, enquanto estava grávida, e a partir daquele dia a jovem decidiu que seria empreendedora para não mais depender de ninguém. Em 2003, deu início à graduação de Administração de Empresas, e, ao mesmo tempo, trabalhava na Semalo, indústria alimentícia na qual prestou serviços por 18 anos.
Já em 2005, Maristela, junto a uma amiga esteticista, deu início a um novo negócio, localizado na rua Barão do Rio Branco, no centro de Campo Grande. Inicialmente o local era destinado a câmaras de bronzeamento artificial, que estavam num período de ascensão muito grande nas empresas do ramo. Porém, em 2009, as sócias se depararam com o primeiro percalço, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso estético de câmaras de bronzeamento no Brasil. Com isto, o Morena Mulher, até então chamada de Centro de Beleza Morena Mulher, teve de se reinventar.
Essa foi a mola propulsora de sua evolução no mercado, diversificando seus serviços e se tornando uma referência no ramo da beleza em Campo Grande e no estado do Mato Grosso do Sul. Conciliando a vida de empreendedora, funcionária e mãe, Maristela passou por diversas situações que a tornaram a mulher de hoje. Batalhadora, persistente, otimista, aos 54 anos, Sordi hoje vê seu sonho se tornando realidade, com um total de sete unidades do salão na Capital, sendo uma Esmalteria com serviços diversos de beleza, como estética, depilação, cabelos, unhas e muito mais, além da colaboração de mais de 200 funcionários.
A empresária e empreendedora é a maior responsável por tamanho sucesso. De acordo com colegas de trabalho, Maristela é extremamente ativa, gosta que a equipe esteja em sintonia e também esteja sempre em busca do melhor, ela é discreta, elegante, “não deixa a peteca cair” e em momentos de fragilidade busca manter o otimismo, pois acredita que assim como as coisas boas, as ruins também acabam, são superadas. Desde o início, Mari é uma pessoa dos bastidores, não gosta da vida de holofotes, participa e já participou de entrevistas e programas de TV, mas confessa não ser sua parte favorita, prefere ficar por trás, fazendo acontecer, sem necessariamente levar os créditos por isso na mídia.
Em casa, o filho Rodrigo, de 25 anos, conta que a mãe ama passar o tempo em seu quarto acompanhada da cachorrinha Lola, enquanto assiste Netflix, novelas e filmes de comédia romântica e, principalmente, os com temas de Natal. Com a família, Maristela consegue se desligar do trabalho, porém seu celular não para em nenhum momento de receber mensagens e ligações.
O Morena Mulher é uma empresa muito bem posicionada em questões e campanhas sociais, pensamento que nasceu com a proprietária, hoje caminha por conta própria como um propósito e dever do negócio, há anos participando de datas e causas importantes como o Outubro Rosa, por meio de parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Hospital Alfredo Abrão, proporcionando dias de atendimento de beleza gratuito, onde os profissionais vão até o hospital para realizar o trabalho; ou também o mês de Junho, mês do Orgulho LGBTQIA+ o qual a empresa fez uma campanha que destinou parte das vendas de seus produtos de todas as unidades para a Casa Santine, local que acolhe membros da comunidade LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Atualmente, a proprietária e sua equipe estão no processo de franqueabilidade do Morena Mulher para que empresários de outras regiões possam levar essa marca para outros a outras cidades, com o padrão de qualidade oferecido na capital.